Transporte Publico em Toronto

Ola pessoal,

É sempre muito bom estar no exterior conhecendo um novo país e novas culturas, mas uma das coisas que todos nós preocupamos é o transporte que vamos usar na maioria das vezes durante a nossa estadia. Cada pais, estado ou ate mesmo provicia oferecem diferentes formas o transporte publico para os cidadoes. California nos Estados Unidos, por exemplo, é totalmente necessário para ter seu próprio carro para se locomover de um lugar para o outro, e o transporte público é quase nulo. Por outro lado, aqui em Toronto temos o nosso querido e amado TTC (Toronto Transit Commission) oferecendo facilidades para tornar a nossa experiência ainda melhor. Hoje vou apresentar a vocês o TTC e depois que você pode determinar o quão útil isso pode ser durante sua aventura em Toronto.

Para começar nosso tour on-line gostaria de lembra-los que por aqui, as coisas funcionam totalmente diferentes do que no Brasil. Estamos acostumados a pagar cada vez que entramos no ônibus ou metrô, às vezes, várias vezes por dia, dependendo da necessidade. Aqui, como estudante no college eu adquiro o Post Secondary Metropass que pago uma vez por mês o valor de CAN $112 e eu posso usar no metrô, ônibus ou street car, ilimitadamente. As tarifas e passes estão divididos em:

Post-Secondary Metropass -: Com a sua carta do college ou faculdade e mais CAN$7  você pode aplicar para a foto de identificação do estudante na Estação Shebourne o que permite que você obtenha o Metropass com uma tarifa mais barata. Se você adquirir o Post-Secondary Metropass  você deve ter o cartão de identificação com você no caso de um funcionário do TTC exigir a prova da tarifa. Se você não fizer isso, você pode ser solicitado a deixar o transporte de até mesmo receber uma multa. O preço para esta categoria é de CAN$112 /mensal.

-Students Metropass: É comum para aqueles que não estão acostumados ao TTC se confundirem entre o Post-Secondary e o Student Metropass, mas procure sempre se manter informado pra nao passar por uma saia justa com os funcionarios do TTC. Esta passagem é para os estudantes que estão no ensino fundamental e médio. Os alunos, entre 13 e 15 anos de idade, não tem identificação exigida. Os alunos, entre 16 e 19 anos de idade, precisam andar com documento de identificação válido. O preço para esta categoria é de CAN$112 / mês.

-Adults Metropass: Essa é a passagem regular. O preço para este categoria é $ 141,50 / mensal.

- Senior Metropass: 65 anos de idade ou mais, precisam andar com documento de identificação válido. O preço para esta passagem é de CAN$112/ mensal.

-Crianças: Desde 1 de março de 2015, crianças de até 12 anos de idade possuem o direiro de passe livre. O cartao Children Proof-of-Age sao disponibilizados para as crianças que são altas para a sua idade.

Se você está aqui apenas por um curto período de tempo que você também pode usar tarifas individuais, diárias e também semanais. Seguem os preços abaixo:

Tarifa unica- CAN$ 3,00 adulto tarifa regular
                      CAN$ 2,00 estudante / tarifa sênior

Tarifa diaria- CAN$ 11,50

Tarifa semanal-CAN$ 40,75 adulto tarifa regular
                         CAN$ 33,00 estudante / tarifa sênior

Horarios de funcionamento do TTC:

-Metro: Nos dias de semana e aos sábados, os trens comecam a funcionar de 06:00da manha até 01:30 da madrugada. Aos domingos, o funcionamento comeca  cerca de 9:00 - 01:30

-Onibus: A maioria dos ônibus funcionam a partir de 06:00 da manha (09:00 aos domingos) até cerca de 01:00 da madrugada, todos os dias. Existe a opção de tomar um bluenight durante a madrugada dependendo da rota.

-Street Car: A maioria dos bondes comecam o funcionamento a partir de 06:00 da manha (09:00 aos domingos) até cerca de 01:00 da madrugada, todos os dias.

Informaçoes adicionais

É novo para nós termos uma tarifa fixa para transporte publico ilimitado durante todo o mês, mas há algumas coisas "novas" que sao ofertadas em serviços do TTC e eu levei um pouco de tempo para aprender que eu gostaria de compartilhar com vocês:

1. É possível levar sua bicicleta onde você quiser, os motoristas dos onibuss do TTC dao suporte para fixar a sua bicicleta na parte da frente do veículo durante o seu passeio.

2. A Companhia oferece aplicativos onde e possivel verificar o tempo de chegada de ônibus no ponto que você precisa, através de seus Serviços de Localização em seu telefone, o que torna sua vida mais fácil durante o inverno.

3. Se você não se sentir totalmente segura para descer do ônibus depois das 10h, você pode pedir ao motorista para parar perto do seu caminho de casa (apenas mulheres).

4. TTC oferece serviço especial para deficientes fisicos. The Wheel-Trans. Clique no link para mais informações https://www.ttc.ca/WheelTrans/index.jsp

Espero eu tenha conseguido ajuda-los a conhecer um pouco mais sobre a cidade. Se você tem alguma dúvida, você pode verificar o site www.ttc.ca ou mandar uma mensagem por inbox na página do facebook Pink Maple.

Vejo vocês em Toronto.

0 comentários:

Postar um comentário