Onde morar?

Eai Xentem!

Essa semana eu escolhi um topico baseado na frequencia das perguntas a respeito dele. Quando se decide viver no exterior, umas das decisoes mais dificeis que se tem que tomar e escolher o lugar onde ficar. Onde voce vai se sentir confortavel, livre e satisfeito de ter o seu proprio espaco e tempo. Eu separei algumas opcoes que podem ser consideradas antes de fazer a decisao. 

1. Homestay 

Homestay sao familias que recebem estudantes por um determinado tempo, pode-se variar de basement para so um quarto e se vive no ambiente com a familia. Eu considero uma otima opcao para os que nao conhecem ninguem no Canada, por exemplo. E uma excelente chance para se conviver de pertinho com outra cultura e, claro, botar o ingles em pratica. Ao contrario do que muitos pensam, e uma escolha muito segura. No meu caso, por exemplo, quando decidi morar em homestay, minha escola me deu todo o suporte necessario e fazendo avaliacoes periodicas da familia. Foi uma experiencia muito bacana. Ainda mantemos contato e nos amamos como se fosse familia de sangue. Ja em outros casos, como o de um amigo meu que nao conseguiu se adaptar com a familia por motivos pessoais, teve um desfecho bem tranquilo para seu problema. Ele contactou a escola, a equipe responsavel achou uma nova familia pra ele e ele se mudou. E uma opcao bem flexivel somada aos beneficios.

2. Residencia de Estudantes

Algumas Universidades e colleges em Toronto alugam suas acomodacoes para Estudantes Internacionais. Normalmente duas refeicoes estao inclusas no pacote. Eu, pessoalmente, nunca tive a oportunidade de morar em algum lugar assim,mas acho que eu ia gostar bastante de viver em um lugar onde existem pessoas em uma vida academica efetiva e ativa, ainda mais com a chance de fazer muitas amizades pelo campus. 

3. Albergues 

Se voce planeja ficar por um curto prazo de tempo, voce tem alguns albegues pela cidade como escolha. E uma ideia bem em conta e e bem mais facil de se conhecer gente nova. Portanto, e importante se pensar bem quando se considera um albergue para se acomodar durante sua viagem porque e comum se dividir o quarto com pessoas que voce nunca viu na vida. Entao se sua privacidade for muito importante, eu nao sugeriria como uma boa escolha, mas se for uma pessoa bem tranquila , voce certamente vai se divertir muito.  

4.  Procure alguem para dividir um lugar

Essa opcao e muito comum por aqui. A grande maioria das pessoas que conheco, dividem casa com alguem, e dependendo da area e um bom jeito de se economizar tambem. E necessario comparar custo\beneficio mas normalmente  e uma otima escolha. Claro que voce tenha que pretender ficar e fazer um trato com a pessoa que voce vai dividir, pra nao sobrar pra ninguem depois. Considerar todos os pros e contras antes de se mudar com alguem e uma tarefa muito importante para que nao se obtenha resultados de uma experiencia negativa. 

5. Morar sozinho

E importantissimo entender que morar sozinho nao  significa festas todos os dias e que ninguem vai te pdir pra lavar a louca dos jantar de ontem todo santo dia. E uma escolha que envolve muita responsabilidade e foco. Normalmente os valores sao mais elevados e dificilmente alguem consegue se bancar sozinho, principalmente vindo de um pais com a economia inferior, e, normalmente, requer mais energia de voce. E justamente o que eu tenho vivido ultimamente, mesmo com as loucas do jantar de ontem pra lavar todos os dias, as janelas pra abrir, a banheira pra limpar e as contas pra pagar, gosto de chegar em casa e pensar que e so minha. Eu gosto de ser livre pra decidir minhas coisas, e morar sozinha me proporciona isso.

Achei um site muito interessante pra ajudar a quem estiver procurando um cafofo pra chamar de seu, da uma olhada no link abaixo:
https://www.places4students.com

Se por um acaso tiverem duvidas sobre alguma das sugestoes que dei, fiquem a vontade para perguntar pela minha pagina no fabook (Pink Maple) e se so tiver afim de da uma olhadinha do que eu ando aprontando por aqui, segue la no Instragram (@jubseckstein)

Beijo no core.

Um comentário: