Meu curso, Minhas Insegurancas


           Ainda seguindo aquela linha de raciocinio sobre o college, resolvi dar a minha opiniao particular sobre meu curso e as materias que ele engloba dando um pouco mais de detalhes sobre a minha experiencia.
   
           Mesmo antes de chegar, eu ja sabia que queria ingressar em International Business Management, entao nao foi muito dificil me adaptar as materias. Amei todas que peguei ate agora. Funciona mais ou menos assim: a cada mes, pegamos um modulo diferente do curso. Meu primeiro mes foi Marketing, segundo Organizational Behaviour , em seguida Business Communication , esse mes estou pegando Management, mes que vem sera Business Law e por fim, International Business. Um livro por mes, e uma vida de aprendizado.
         Se eu tivesse que escolher uma das materias que completamos ate agora pra chamar de minha, diria Business communication. Nao e novidade que eu adoro escrever (se e bom ou ruim, voces que me julguem), apesar de nao se tratar so da escrita, a materia aborda maneiras corretas de se comunicar dentro de um ambiente profissional e a regras de cada documento a ser redigido. Eu adoro falar,me expressar e achei legal aprender disso um pouquinho. 
          As sessoes sao divididas mais ou menos assim: nos temos provas nao-cumulativas a cada duas semanas, assignments para respectivos capitulos dos livros, e, dependendo da materia, temos projetos e apresentacoes.           

          A primeira vista eu estava preocupada de vir estudar e nao entender nada da materia por ser em ingles. Mesmo depois de terminar o nivel de ingles requerido para o curso (Advanced 1), estava dificil me sentir segura com o pouco que sabia. Depois de ingressar nas aulas, fiquei surpresa com a velocidade que o professor falava. E mesmo sendo fluentemente natural (e rapido) eu entendi tudo. Estava dentro. Nem acreditei! Eu, como muitos de voces fiquei com muito medo de nao conseguir me adaptar com o idioma. E eu ja sabia que falava ingles. Foi tudo questao psicologica. Devia saber desde o comeco que eu estava estudando ingles justamente pra isso, entao nao tinha nenhum motivo pra nao conseguir. Fora que as questoes avialiativas do curso sao bem tranquilas. Nao temos dez milhoes de coisas pra fazer, mas temos que estudar. Ajuda muito chegar em casa e dar uma lida nos livros, primeiro que voce expande o vocabulario dentro de business, segundo que fica muito mais facil de assimilar as materias.       

          Meu conselho pra quem esta querendo fazer um intercambio: Nao tenha medo. 
Meta a cara. Arrisque inovar. O que você tem a perder? No máximo alguns meses longe de casa, mas isso pode ser revertido facilmente. O pior que pode acontecer é não dar certo. Mesmo assim você terá aprendido muito mais do que batendo cartão e levando a vida do mesmo jeito. Saia da zona de conforto. Se o seu trabalho ou estudos estiverem fáceis e sob controle, isso significa que eles não estao mais agregando para a sua evolução técnica e pessoal. Não desperdice a chance de trocar de função se a nova oportunidade for mais desafiadora. Isso fará você crescer tecnicamente e psicologicamente e o preparará para desafios maiores ainda. Conhecer pessoas novas,estudar em um pais diferente, crescer... 

          Não se detenha por insegurança ou pela sensação de despreparo. Ingles assim como qualquer outra coisa e questao de pratica. Como você acha que vai ganhar experiência em alguma coisa se sempre adiá-la?
          
         

2 comentários:

  1. "Não tenha medo, mete a cara. Arrisque inovar. O que você tem a perder ? No máximo alguns meses longe de casa, mas isso pode ser revertido facilmente. Mesmo assim você terá aprendido muito mais do que batendo cartão e levando a vida do mesmo jeito. Saia da zona de conforto"
    Belas palavras, gostei do post.
    Tenho uma dúvida
    Qual é o cenário canadense para incentivo em startups ?
    Como é a burocracia para abrir a empresa no Canadá ?
    (Seja sincera) Qual foi o maior motivo para você fazer seu intercâmbio a primeira vez ?

    OBs: no final virou mais uma consultoria do que uma dúvida.
    Att: Lucas Camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Obrigada pelo feedback!
      Entao, Toronto tem uma grande diversidade cultural o que pode ser uma boa oportunidade de negocio. Mas e importante fazer a analise swot da ideia e pesquisar o teu target pra conseguir bons resultados. Por exemplo o Target ( Business de sucesso nos eua) tentaram fazer entrada no mercado canadense aplicando as mesmas fontes de pesquisa do mercado norte americano, nao respeitando as demandas de potenciais consumidores e pecando no preco excessivo. Dentro de dois anos abriram por volta de 130 novas lojas de uma vez e faliram no canada. Perderam algumas boas doletas nessa brincadeira. Mas, claro, esse e so um exemplo com macro abrangencia. Seria uma boa dar uma analisada nas oportunidades. Da uma olhadinha nesse site pra ver se te ajuda mais www.investincanada.gc.ca
      Dependendo do tipo de negocio voce tem diferentes vertentes pra seguir na questao burocratica legal pra comecar algo desse modelo por aqui, mas eu nao tenho muitas informacoes sobre isso. :(
      Espero que eu tenha ajudado.
      Qualquer coisa me chama no inbox da pagina no fb, pq ai a gente pode conversar melhor.
      Obrigada!

      Beijo no core

      Excluir