Dicas pra se virar bem em Toronto

Eu estava tendo uma conversa aleatória com meus colegas de classe sobre Toronto em geral, e percebemos que tívemos que nos adaptar com algumas questoes que nunca tivemos antes. Eu me encontrei em experiências embaraçosas como em alguns dos tópicos abaixo e eu imaginei que vocês, ouvindo minha experiencia, pudessem evitar passar por situacoes parecidas se ao acaso voces decidirem vir aqui me da um oi (eu quero uma havaina de presente) Here we go:

1. Comportamento

 Bem, os canadenses têm a fama de ser super educados e atenciosos. E sim, eles são. Isso é totalmente verdade, mas é complicado às vezes. Os brasileiros são acostumados ​​a abraçar e beijar uma pessoa que acabou de conhecer. Aqui, espaço pessoal e movimento corporal ou gestos diferem entre o Inglês e as províncias e cidades francesas. Em áreas de Inglês, o movimento do corpo é mínima, sao comuns apertos de mão e o certo espaço pessoal - dois pés de distancia. Em áreas francesas, as pessoas ficam mais próximas, as pessoas vão se tocar com mais freqüência, e os gestos são mais expressivos. Em áreas públicas, segurar a porta para a próxima pessoa também é um hábito. Se você usar as escadas rolantes e você não está com pressa, você deve ficar no lado direito e deixar o caminho no lado esquerdo livre. Você se perdeu? Não vai demorar muito para que alguém venha perguntar se você precisa de alguma ajuda com as direções. É raro ver um canadense mal-humorado e descortês.

2.Outfits:

É impressionante como as pessoas por aqui têm o hábito de ser diferente. A diversidade de roupas e estilos aqui é incrivelmente grande e é quase impossível encontrar alguém vestindo a mesma camisa que voce. As meninas no verão são acostumadas ​​a usar mini-saias, shorts e cropped ... Eu ainda não sei por que eles pensam que nós, brasileiros, andamos a pé semi nus na rua. De qualquer forma, eu me sinto totalmente confortável de usar o que eu quiser e não ser julgada em tudo.


3.Gorjetas:

 Embora a gorjeta não seja obrigatória, é parte da cultura canadense dar uma "recompensa" pelo bom serviço em restaurantes, pubs, e talvez pros serviços de táxi também. É importante prestar atenção a este detalhe para não ser considerado rude por aqui. O valor mínimo para quem quer dar gorjeta a alguém decentemente é de 15% sobre o valor de sua conta, antes dos impostos.

4. Impostos:

 Impostos em Toronto podem variar dependendo do que você está tentando adquirir. Normalmente, em produtos e serviços você tem que adicionar 13% sobre o valor do produto. Ja no Brasil, estamos acostumados a pegar o produto na prateleira e pagar o preço exatamente você vê na etiqueta. Tenha cuidado que, aqui, o preço não inclui os impostos, e bom estar preparado para usar o conhecimento básico de matemática para ir às compras.

5.Alcool:

 Um ponto aleatório, ne?! No entanto, você não pode encontrar bebidas alcoolicas a qualquer hora, em qualquer lugar, como no Brasil. Aqui você pode encontrá-las apenas em lojas especializadas chamadas Beer Store, Liquor Control Board of Ontario (LCBO), e Wine Rack. É um certo tipo de controle do consumo de álcool. Às vezes, é muito inconveniente, mas eu concordo que torna a cidade mais segura de certa maneira. Ouvi dizer que o governo vai permitira vendas em lojas de conveniência em um futuro próximo, mas por enquanto é desta maneira que funciona.

6. Transito:

 Estamos mais do que cansados de ver no noticiário no Brasil a quantidade acidentes que temos entre carros e pedestres, sendo grande parte deles fatais. Por aqui, é raro ver alguém atravessar a rua fora da faixa de pedestres ou que não respeitem os semáforos, mesmo que nao haja nenhum carro na rua. A preferência é sempre dos pedestres. Para mim, um exemplo admirável de cidadania.

Espero que vocês puderam ter alguma idéia como funciona. Não se esqueça que eu estou disponível para ajudar em minha página do facebook ou ate mesmo nos comentários do blog.

Vejo vocês em Toronto,
Beijo no core.

0 comentários:

Postar um comentário